Trecho de Afluente do São Francisco - SECA NA BAHIA


Um trecho do Rio Grande, afluente do Rio São Francisco, em Barreiras (BA) apresenta pontos de seca desde a semana passada, segundo a Defesa Civil Estadual da Bahia. Em diversas localidades é possível ver o fundo do rio.
“A cidade, que fica no oeste da Bahia, está há mais de 60 dias sem chuva forte e foi afetada pela estiagem prolongada que se estende por áreas de Goiás e Tocantins. A estiagem é comum, esperada neste período, mas talvez nunca tenhamos sentido uma baixa tão grande como essa, em que é possível ver o fundo do rio”, diz ao G1 Paulo Sérgio Menezes Luz, coordenador adjunto da Defesa Civil da Bahia.

Uma hidrelétrica que está sendo construida depois do povoado do Sitio do Rio Grande, no municipio de São Desidério provocou a imediata queda no volume de água do Rio Grande. Em Barreiras vários bairros estão sofrendo com a falta dágua, o mesmo acontecendo com os povoados ribeirinhos. Há lugares em que o Rio virou um filete de água. Em Barreiras a diminuição do volume de agua do Rio Grande impressiona. o Rio está seco em várias partes, moradores choram com medo de que o rio morra.

Reportagem retirada do site Meio Ambiente e do Mural do Oeste.